Tipologias de Representação
A tipologia de retrato que o estúdio Vicente’s utilizou ao longo de décadas encontra muitos temas e aspetos similares noutros autores e estúdios fotográficos espalhados por todo o mundo. Cada um destes retratos constrói uma representação individual, mas acaba também por ser uma representação social. Um apurado trabalho de investigação deverá ser feito nesta matéria, mas numa primeira análise considerámos ser importante revelar um pouco da tipologia estética e técnica que estava na base do retrato fotográfico, sobretudo na segunda metade do século XIX e início do século XX. Apresentamos, assim, exemplos do retrato de crianças em que as poses e os adereços seguiam frequentemente o modelo clássico dos adultos, apesar de os dispositivos de entretenimento e fixação da sua atenção serem fundamentais e ficarem fora de campo da imagem final, como exemplificam 3 imagens aqui apresentadas; de poses femininas em que o leque era um adereço essencial e distintivo, ou das masculinas em que os adereços e a indumentária revelavam mais sobre a sua atividade laborai e, desse modo, sobre o seu lugar na estrutura económica. Os retratos familiares apresentam uma hierarquia rígida dos seus membros, que era disposta em esquemas quase sempre recorrentes, e que contrastam com as fotografias de grupos de amigos, menos formais, e nos quais a liberdade das poses tinha outra expressão. Na viragem do século, o aparato cenográfico do estúdio dará lugar à interpretação mais hollywoodesca e psicológica das poses, em que cada estúdio adota uma nova estética em que a expressividade é fundamental. [E.T.]